terça-feira, 13 de julho de 2010


Sabia que cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano?
A produção de resíduos é inerente à condição humana, e tornou-se um grave problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece as toneladas de lixo recolhido diariamente?

O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos…

Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30 anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.

O que pode ser feito?

Reduzir:


A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos.
Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.
Há quase 50 tipos de plásticos comummente usados para tudo, desde recipientes de sumo, sacos de plástico e até janelas e portas. Muitos plásticos são fortes e duráveis. Eles não se decompõem ou se dissolvem. Além disso, a fabricação do plástico consome muita energia. Muitos produtos plásticos não podem ser reutilizados. O problema com o lixo plástico é que ele transforma-se em produtos venenosos. Por exemplo, o vinil, usado para fazer garrafas, peças de carro e canetas, polui o solo, se for enterrado, e libera substâncias venenosas no ar, se for queimado.
Devemos tentar reduzir a quantidade de plástico que usamos!



Reutilizar:




Frequentemente as pessoas são muito imaginativas ao reutilizarem os objectos, em vez de os deitar fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório.




Foi neste contexto que nós, formandos do curso EFA B2+B3 Operadores de Jardinagem e Espaços Verdes, promovido pela APAALT de Vila Verde da Raia (Chaves) em parceria com a empresa Consultua, Ensino e Formação profissional, organizamos uma exposição de objectos construídos a partir de resíduos domésticos, actividade que resultou no culminar do 3º Tema de Vida do nosso Curso “O Futuro é Verde!”.
Com esta actividade, pretendemos sensibilizar as pessoas para este grave problema, e apresentar formas de reutilizar resíduos domésticos para reinventar novos objectos.
Neste blogue, poderá aprender as técnicas que utilizamos para construir os objectos, consultar sugestões e ideias. Use a sua imaginação, e proceda você mesmo à construção dos seus objectos. Decore a sua casa ao seu gosto, poupe a sua carteira, e, sobretudo, ajude a preservar o meio ambiente!



Sem comentários:

Enviar um comentário